quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mais uma conquista dos Faxinalenses: 4 novas ARESURS no Estado do Paraná

São muitos os trabalhos e lutas que os faxinalenses, junto  aos outros Povos e Comunidades Tradicionais enfrentam ao logo da história. São anos de história na luta pelo reconhecimento da sua identidade, do seu território, e ainda por cima o próprio "preconceito"  com relação ao sujeito faxinalense, por parte dos que desconhecem a sua cultura. Muitos são os olhares que perpassam esses territórios, que por vezes até se fecham a detalhes e peculiaridades impregnados pelo capital. Mas, por outro lado quando se tem as conquistas que são saboreadas com o suor de muito trabalho e dedicação, a luta se fortalece, se renova, fazendo que o sonho de um mundo mais justo e sustentável permeie nos sonhos de muitos outros faxinalenses.
É com grande satisfação que o Instituto Equipe vem parabenizar aos faxinalenses, as lideranças que estiveram a frente desta conquista, que não desistiram, que lutaram e provaram que nossas metas podem e devem se tornar reais, concretas. Hoje tornou-se oficial a CONQUISTA de mais 4 ARESURS - Áreas Especiais de Uso Regulamentado,  no Paraná. São elas: a Aresur de São Roquinho e a Aresur do Faxinal Bom Retiro, que ficam no município de Pinhão, a Aresur do Faxinal Saudade Santa Anita, em Turvo, e a Aresur do Faxinal Sete Saltos de Baixo, em Ponta Grossa. 

 E como podemos agora confirmar, algumas das demandas retiradas do 4º Encontro Estadual dos Povos Faxinalenses, estão aos poucos se cumprindo e ganhando espaço.
Instituídas em 1997, pelo DECRETO ESTADUAL N.º 3.446/97, onde em seu Art.1º destaca: "Ficam criadas no Estado do Paraná, as Áreas Especiais de Uso Regulamentado - ARESUR, abrangendo porções territoriais do Estado caracterizados pela existência do modo de produção denominado “Sistema Faxinal”, com os objetivos de criar condições para a melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes e a manutenção do seu patrimônio cultural, conciliando as atividades agrosilvopastoris com a conservação ambiental, incluindo a proteção da Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná)."  Áreas que só existem no território paranaense, passam agora a ter 28 Aresurs.

Destacamos aqui a reportagem da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Paraná: "Paraná ganha quatro novas áreas de uso sustentável", segue o link http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1736&tit=Parana-ganha-quatro-novas-areas-de-uso-sustentavel 

Parabéns APF- Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses; Parabéns lideranças que estão, passaram, ou continuam mesmo que de longe lutando pela preservação deste sistema; Parabéns a todos os que fazem parte dessas comunidades e a todos e todas que batalharam por esta conquista!
"NO DIREITO OU NA LUTA, ESSA TERRA É FAXINALENSE!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário