quinta-feira, 28 de março de 2013

PÁSCOA - Momento de reflexão

Páscoa, que vem do Hebraico Pessach, o qual tem o significando - passagem, nos traz muitas reflexões. Lembra-se do êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Assim como pelos cristãos, um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida. Mas são várias as maneiras em que a páscoa se faz presente nos países, assim como nas pessoas.
Mas de onde vem os chocolates? Mesmo que hoje, para muitos o chocolate se tornou banal, ele já teve uma história e para alguns povos considerado sagrado.
Os Maias e só Astecas, por exemplo deram o inicio em um ritual que se tornaria milenar...onde para eles o chocolate era tão importante quanto o ouro. Acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldado, onde naquela época apenas se consumia chocolate em forma de bebida. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía. 
 Para muitos afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, para outros um remédio. Ora sagrado, ora alimento profano. Mas cada povo em si carregou e carrega as suas significancias sobre uma cultura que se entrepassa entre o que é sagrado, divino e o que é mundano.
E o coelho?Voltando para a História, no antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. Mas o que realmente lhe vem em mente é a sua fertilidade, trazendo a vida.
Assim como estes, muitos símbolos nos remetem a significados diferentes e reflexões sobre a pascoa. E neste momento especial, onde a "passagem", a "vida" e a reflexão são focos do nosso espirito, foram trabalhadas oficinas com as Benzedeiras do MASA -Movimento das Aprendizes de Sabedoria, sobre a páscoa.
A Assessora Cultural do Instituto Equipe de Educadores Populares, Ariane Rodrigues, esteve no dia 26 de março, em Rebouças, realizando um dia de atividades com as benzedeiras.
O encontro teve inicio com as orações, preces e mística do movimento, trazendo a tona momento de reflexão sobre a união e a importância do trabalho desenvolvido pelas benzedeiras na comunidade. Carregado de significados, envolvidas de bençãos e dons, essas benzedeiras tornam a vida de muitas pessoas um "renascer", revigorando-as de vida, tornando em vários dias do ano uma páscoa, uma passagem.
Unidas pela fé, motivadas pela bondade e dom que trazem em si, são parte de um movimento que acredita na vida, e como dizem, na vida em abundancia, baseadas nas passagens bíblicas. E querem através de suas ações, repartir o dom que receberam de Deus.
No decorrer do encontro, discutiram sobre rumos do movimento, trocaram experiências, assim como risos.
Após o almoço, onde cada um levou um tipo de alimento, praticando uma comunhão entre elas, pois no momento em que cada uma partilha o que tem com o outro, comungam de princípios cristãos - a partilha, tiverão a oficina de Ovos caseiros artesanais.
A oficina gerou muita descontração, brincadeiras paralelas, e resultou em vários ovos de chocolate, coelhinhos e decoração, onde cada uma pode usar sua criatividade.
Que a Páscoa, como dizem as benzedeiras, seja todo dia! Que ela esteja viva em cada coração, na fertilidade da vida, na paz nas familias; no amor pelo próximo; no bem feito ao irmão; 
Que assim como chocolate era tão especial como o ouro nas comunidades antigas, possamos nos fazer especiais pelo outro. Nos façamos "Páscoa", sejamos "Páscoa", e vivamos um renascer a cada dia.
Em um mundo tão violento, desacreditado na bondade, poder perceber nestas benzedeiras, uma cultura carregada de significados e de doação pelo próximo, só nos faz enxergar que a Pascoa é possível, basta acreditarmos.
"CUIDAR DA VIDA É A NOSSA MISSÃO. A NOSSA MISSÃO É CUIDAR DA VIDA!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário