quarta-feira, 20 de março de 2013

MULHERES AGROECOLOGISTAS DE INÁCIO MARTINS/PR RECEBEM PRÊMIO EM BRASÍLIA


Falar de sustentabilidade e igualdade de gênero, hoje esta se tornando um "glichê". As empresas, comerciais, televisão, rádios, programas, em sua maioria se dizem trabalhando em busca de um desenvolvimento sustentável, lançam promoções para o consumidor -"leve tal produto, que você estará ajudando o planeta ser mais sustentável" - e assim por diante. A mídia nos coloca cada vez mais situações onde o receptor(nós) achamos ser a melhor forma de tornarmos o nosso pais, o nosso mundo mais sustentável, e assim podemos dormir a noite com a consciência tranquila. Alem disso, não podemos esquecer que a moda hoje é a igualdade de gênero, mas até que ponto isso é real em nosso cotidiano? Até que ponto fazemos realmente algo para modificarmos a realidade em que vivemos? Pensando em todo este processo, queremos compartilhar com você leitor uma conquista da AGROECOLOGIA, um reconhecimento por um trabalho que envolve gênero e sustentabilidade.
Um grupo de agricultores agroecologistas e que em sua maioria é composto por MULHERES, chamado GAEAV - Grupo de Agricultores Agroecologistas Água Viva, de Inácio Martins recebeu no dia 13 de março um premio em Brasilia(DF). Este grupo faz parte da Associação dos grupos de agricultura ecológica, São Francisco de ASSIS, com sede em Irati-PR, onde trabalham desenvolvendo politicas publicas, ações, mobilizações e acompanhamento aos agricultores e agricultoras da nossa região. Com um papel muito importante, trabalham em prol de um Desenvolvimento Rural Sustentável, e ainda com igualdade de gênero. Defendem a Agrecologia como uma opção para a sustentabilidade do planeta, gerando renda e ainda mantendo jovens no campo. Esta Associação, surgiu com base e formação dada pelo Instituto Equipe, onde a anos atrás ja fomentava a formação de grupos, e desenvolvia oficinas, formação e capacitação para agricultores e agricultoras que quisessem transformar a sua propriedade do plantio convencional para o agroecológico. Apos anos de trabalho, e com grupos ja fortes para seguir o trabalho, e em 2004 foi formado a ASSIS, para dar sustentabilidade ao trabalho e poder lutar por condições melhores para esses grupos. 
Grupo GAEAV em reunião de planejamento

Com anos de trabalho muitas foram as conquistas, mas esta em especial, nos dá muito orgulho! Levar a nossa região, levar o nome da ASSIS, e principalmente levar o trabalho de mulheres sonhadoras que lutaram e lutam por igualdade social, cultural e de gênero, e mais que desenvolvem ações concretas de sustentabilidade, é uma honra. São Mulheres que modificaram a realidade em que viviam, que fazem algo de bom por este planeta, começando pelo lugar onde moram...São mulheres que tem sua história de vida cravada em seus rostos, que sofreram, que por vezes foram colocadas em segundo plano, mas que acima de tudo sonharam!
Quem delas imaginou, ainda nos seus melhores sonhos, que teriam o seu trabalho reconhecido Nacionalmente? Que um dia recebriam um premio por aquilo que elas fazem por amor, por luta, por um ideal?
 Pois é elas foram atrás dos seus sonhos, e mais longe do que pensavam, foram para Brasília.
Suas atividades não foram o tempo todo pensando que um dia seriam reconhecidas, nem ao menos que ganhariam um troféu, mas nem por isso deixaram de lutar em sua comunidade, em sua cidade, ou deixaram de se organizar e lutar juntas. Participam do Programa de Aquisição de Alimentos(PAA), alimentos esses que são doados pra escolas e creches do município de Inacio Martins, promovem mutirão de ajuda no plantio e organização de estufas, e ainda são mães, e trabalham em suas
casas. São mulheres que não deixasse abater, e como muitas mulheres desse nosso país, fazem a diferença, PRODUZEM UM BRASIL SUSTENTÁVEL. 
Dia 8 de março já passou, mas isso não quer dizer que a homenagem a estas guerreiras acabou. Dia 13 será lembrado para sempre, por todas essas mulheres do grupo GAEAV, o dia em que um dos seus sonhos, sonho de uma coletividade chegou nas mãos da Presidenta Dilma Rousseff , da primeira Presidenta(sim presidenta no gênero feminino, porque não?) mulher. Dia que duas mulheres do "interior" de Inacio Martins foram representar as mulheres de nossa região no Distrito Federal. Dia em que estas mulheres, maes, agricultoras, donas de seu destino, batalhadoras, mostraram para a sociedade que é possivel concretizar seus sonhos. 
A vocês, com as palavras de Cora Carolina:
"Eu sou aquela mulher, a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida, e não desistir da luta,
recomeçar na derrota, renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos e ser otimista."

 Entre, 521 projetos inscritos, o Grupo GAEAV ficou entre as 30 iniciativas do Brasil que foram escolhidas para receber o premio em Brasilia, sendo a única iniciativa premiada do Estado do Paraná.

 Maria Rosa Lewitzki e Claudete Dupezaki, o Instituto Equipe só tem a parabeniza-las pela representação que fizeram em Brasilia, e pelo maravilhoso trabalho que vocês foram levar em nome de todas as mulheres do grupo. Parabens pelo trabalho, pela luta, e por essa conquista, que temos a certeza de que não vão parar por aí, muitas conquistas estão pelo caminho, e vocês mulheres GAEAV são a prova de que a união e o trabalho coletivo fazem do nosso país um país Sustentável.
Claudete Dupezaki e Maria Rosa Lewitzki recebendo o premio
 E como diz Maria Rosa, “A agroecologia primeiramente beneficia a nós mesmas, à nossa família, pois estamos produzindo um alimento mais saudável. Para os outros, passamos a importância em se consumir alimentos livres de agrotóxicos”.  
Pode parecer pequeno, modificarmos a comunidade onde vivemos, mas se todos nós fizermos a nossa parte, este pequeno trabalho se tornará um movimento!

Abaixo segue o link de uma reportagem feita pelo Jornal Hoje Centro Sul: http://www.hojecentrosul.com.br/cidades/grupo-rural-de-inacio-martins-ganha-premio-em-brasilia/


Um comentário: