quinta-feira, 14 de março de 2013

NO DIREITO OU NA LUTA ESSA TERRA É FAXINALENSE!



Financiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos -FBDH, o projeto "No direito ou na luta, essa terra é faxinalense" terá seu lançamento agora dia 16 de março, no Faxinal Meleiro em Mandirituba. O objetivo deste projeto é a formação e capacitação dos faxinalenses em direito,  gerando  autonomia para que estes possam lutar em prol de seus direitos frente ao grandes conflitos que surgem diante a sociedade em que vivem.

Os faxinais são comunidades que possuem um sistema próprio, baseia-se no uso coletivo da terra em sistema silvopastoril, através da formação de criadouros comunitários,. Apresenta um caráter de sustentabilidade evidente, caracterizado ambientalmente pelo manejo sustentável da floresta com araucária e garantindo a sobrevivência de famílias de diferentes níveis econômicos com equidade.

Entretanto com a revolução verde, nos anos 70, e com a introdução de um modelo de cultivo baseado na monocultura e no uso abusivo de agrotóxicos, os faxinais vêem-se ameaçados e expostos a grandes conflitos sociais e ambientais.

Observa-se um “esmagamento” dos faxinais que possuem um espaço cada vez menor, sendo que muitas famílias são obrigadas a buscar trabalho na zona urbana,  e deixar de lado suas raízes e sua cultura.  O projeto em questão irá colaborar no sentido de expor aos faxinalenses quais são seus direitos e a melhor forma de lutar por estes, para que sua cultura não desapareça.
4º Encontro Estadual dos Povos Faxinalenses
 Hoje, após anos de trabalho de formação, os faxinalenses se organizam em uma Articulação dos Povos Faxinalenses - APF, onde já estão no 4º Encontro Estadual. Graças a apoiadores que acreditam no trabalho desenvolvido pelo Instituto Equipe, para com esses Povos Tradicionais, que hoje podemos citar muitas conquistas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário